Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2011

PINOS DE FIBRA


Pinos de fibra de vidro Os pinos em fibra de vidro representam hoje o futuro no campo da reconstrução de dentes tratados a nível endodôntico.

A endodontia ou tratamento endodôntico é a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal) e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

Os pinos em fibra de vidro são usados em tratamento endodôntico. Eles compartilham com os pinos em fibra de carbono uma série de vantagens, eliminando muitos dos defeitos dos pinos metalicos feitos em zircônio, aço inoxidável ou titânio (corrosão, oxidação bimetalismo, transmição de calor). Mas sobretudo eles tem eliminado o perigo maior, ou seja a possível fratura da raiz. Os pinos em fibra de vidro apresentam carateristicas similares as do carbonio com, mais duas vantagens: a estética, sendo esta fibra translucida, e a possibilidade da luz polimerizante passar.

Em endodontia, os pinos metálicos de zircônio, de aço inoxidável ou de titânio são hoje uma tecnologia muito antiga e problemática. Eles apresentaram propriedades mecânicas diferentes da estrutura dental, promovendo alterações significativas no comportamento mecânico do dente. Só os pinos não metálicos atendem de maneira satisfatória os requisitos necessários para proporcionarem um comportamento mais semelhante à estrutura dental, a compatibilidade entre as propriedades mecânicas encontradas nestes sistemas e a dentina radicular, diminuindo os riscos de falha ou fraturas radiculares.

Se um dente desvitalizado necessitar ser reconstruído e reforçado para exercer sua função, uma boa opção é o emprego de pinos intra-radiculares de fibra de carbono ou fibra de vidro, pois possuem uma adesão à estrutura dental e ao material de preenchimento, apresentam módulo de elasticidade muito próximo ao da dentina, rigidez, maior resistência à corrosão, permitem um preparo conservador e são facilmente removidos com brocas e solventes.

Assim, inúmeros inconvenientes relativos aos pinos intra-radiculares metálicos, serão superados, garantindo ao dente uma reabilitação com longevidade funcional e estética.

Os pinos de fibra de vidro serão preferidos pela propriedade de translucidez, que a fibra de carbono não tem.