Pesquisar este blog

domingo, 24 de abril de 2011

Consumo diário de alimentos doces com cáries !!!



Pesquisa indica que crianças que consomem produtos cariogênicos duas a três vezes ao dia, todos os dias, apresentaram 4,41 vezes mais chances de ter alta severidade de cárie, garante um estudo publicado na Revista de Saúde Pública. A pesquisa foi baseada em um levantamento epidemiológico realizado em Florianópolis (SC), tendo como referência crianças de 12 anos. A partir dos resultados, foram comparadas algumas condições sociais e de comportamento entre dois grupos com severidades distintas da cárie.

Os fatores de risco para alta severidade de cárie foram freqüência no consumo de doces e renda familiar. As crianças que consomem produtos cariogênicos, no máximo uma vez por dia, quando comparadas às que ingerem muito esses alimentos, têm quatro vezes menos chances de desenvolver cáries severas.

O outro aspecto abordado na pesquisa foi a renda familiar, um dos fatores mais importantes na severidade da cárie, segundo a pesquisa. Crianças cuja renda familiar é menor que cinco salários-mínimos tiveram 4,18 vezes mais chances de apresentar alta severidade de cárie, quando comparadas com as que apresentaram renda familiar superior.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no levantamento, outros estudos que investiguem as razões que levam ao desenvolvimento de cáries são fundamentais. Para eles, conhecer as várias causas da cárie dentária, assim como os diferentes aspectos da vida dos indivíduos, são formas de contribuir para a implantação de medidas amplas na promoção de saúde bucal.

Visite o dentista regularmente !!!!!!!!!!!!!!