Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

CURIOSIDADE - GENGIVITE A DOENÇA QUE PODE OCASIONAR A PERDA DOS DENTES


Esquema da gengiva normal e da gengiva com gengivite e a sua evolução:
























    Gengiva saudável - Gengiva saudável é firme e não sangra. Ela se acomoda ou insere perfeitamente ao redor dos dentes.


    Gengivite - A gengiva levemente inflamada, pode parecer avermelhada ou inchada e pode sangrar durante a escovação.


    Periodontite - A gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes. Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, as fibras de sustentação e ao osso.


    Periodontite avançada - As fibras de sustentação e o osso estão destruídos. Os dentes se tornam móveis e abalados e podem ter que ser removidos.




Tratamento:



Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental;


Uma limpeza profissional pelo seu dentista ou higienista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva.


Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.


Com consultas regulares, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério. Se seu problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório odontológico.


A Gengivite pode ser prevenida pelas seguintes dicas:


Correta escovação e uso apropriado do fio dental; Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbla/maxilar e dos dentes; Evitar o uso de cigarros e outras formas de tabaco; Ir ao dentista regularmente.


www.colgate.com.br