Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESTOMATOLOGIA


A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e no complexo maxilo-mandibular. Ela exige daquele que a ela se dedica, um estudo contínuo das bases científicas inerentes a sua atuação, desenvolvimento do raciocínio lógico, senso crítico, além de oferecer uma oportunidade para se cultuar os valores humanísticos que sempre deve ser exaltado na relação profissional-paciente. Também é atribuição do estomatologista estar atento para o diagnóstico, e o devido encaminhamento ao médico, de doenças sistêmicas que possam apresentar manifestação na boca ou que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.

O estomatologista deve ter como metas para nortear as suas ações: a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças da boca e do complexo maxilo-mandibular.

O estomatologista, ao abordar o seu paciente deve preocupar-se inicialmente em constatar a normalidade, e diante de qualquer alteração implementar a metodologia clínica necessária para a solução do diagnóstico. Desta forma ele estará criando oportunidades para que uma das metas mais importantes na área da saúde seja atingida - o diagnóstico precoce - o que determinará ações terapêuticas mais eficientes, para o paciente.


http://www.odontologiadiferenciada.com.br