Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2011

TERCEIROS MOLARES (DENTES DO SISO)

Os terceiros molares (dentes do siso) muitas vezes se apresentam na cavidade oral entre os 17 e 25 anos, e em algumas vezes surgem em posições anômalas, o que dificultam a sua erupção, podendo estar inclusos (dentro do osso) e/ou impactados (impossibilitados de erupcionar devido a algum obstáculo). Isto pode ocorrer devido a algumas situações do próprio desenvolvimento dos maxilares, como a falta de espaço, sendo esta a principal causa deste tipo de problema. Este tipo de problema só pode ser identificado pelo cirurgião-dentista, através do exame odontológico rotineiro e de radiografias.


Em alguns casos é indicada a sua remoção, a qual é um dos tipos de procedimentos cirúrgicos mais comuns da odontologia, devido ao tratamento ortodôntico, pela falta de espaço nos maxilares.


Apesar dos terceiros molares inclusos ou retidos não causarem nenhum transtorno aparente ao paciente (como dor), poderá estar ocasionando no futuro alguns problemas como: dentes anteriores desalinhados, pericoronite (infecção local devido à dificuldade de higienização, com dor aguda e dificuldade de abertura da boca devido à inflamação local aguda), cisto dentígero (cisto dentro do osso, provocado pela presença do dente do siso retido no osso).


Ninguém pode prever quando irá ocorrer tais complicações relacionadas aos terceiros molares, mas quando ocorrem, as circunstâncias podem ser muito mais dolorosas e mais difíceis de tratar.

A relativa facilidade com que um dente de siso pode ser removida depende de várias condições, incluindo a posição do dente e desenvolvimento das raízes. Geralmente, o paciente é medicado antes da cirurgia com um calmante e um anti-inflamatório, que promovem um ato cirúrgico mais tranqüilo para o paciente e uma melhor recuperação pós-operatória.


A recuperação do paciente é completa por volta de 07 a 10 dias depois do ato cirúrgico, época em que são removidos os pontos de sutura, porém o paciente pode voltar às suas atividades normais a partir do segundo dia pós-operatório, entretanto alguns cuidados se fazem necessários, como compressas geladas na região operada e alimentação líquida e fria no primeiro dia, e pastosa nos demais dias da semana, com suspensão das atividades físicas até a sua total recuperação, independente de se remover um ou dois ou quatro dentes no mesmo ato.



odontologika.uol.com.br
www.oralmed-df.com.br