Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2011

ENXAGUANTE BUCAL

Anti-séptico bucal, elixir bucal, colutório, enxaguatório ou ainda enxágüe bucal são líquidos utilizados para realizar a higiene da cavidade oral.

O seu uso diário pode evitar diversos problemas, como cáries, formação de placa bacteriana, mau hálito e gengivite, entre outros. Alguns produtos disponibilizam doses extras de flúor e/ou contêm agentes branqueadores dos dentes em sua composição. Há produtos que contêm álcool e outros que não. O uso prolongado dos anti-sépticos bucais que possuem álcool em sua fórmula podem agredir a mucosa, causando uma descamação, afeta também as papilas linguais, interferindo assim na função gustativa e pode também interferir na coloração do elemento dental.

A cavidade bucal é um ambiente ideal para o crescimento de microrganismos, tendo sido identificadas em torno de 500 espécies bacterianas, com características morfológicas e bioquímicas distintas. Em termos quantitativos, é estimado que mL de saliva tem uma contagem bacteriana na faixa de 108 a 10 9 microrganismos, enquanto a placa dental na gengiva cervical pode conter uma população bacteriana de aproximadamente 100 bilhões de microrganismos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Enxaguante_bucal