Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

O uso de elásticos intra-orais na ortodontia!




Durante o seu tratamento ortodôntico, você foi solicitado a usar elásticos intra-orais. E agora?
Estes elásticos são pequenas borrachas circulares que são encaixadas nos ganchos do seu aparelho. Apesar de gerar um certo incômodo, são muito importantes!
Os elásticos intra-orais servem para aperfeiçoar e acelerar seu tratamento ortodôntico. Eles ajustam a mordida melhorando o encaixe dos dentes, mas também podem ser usados para ancoragem (servir de apoio para tracionar dentes) ou para fechamento de mordida aberta (falta de encaixe entre as arcadas dentárias).
Há bastante tempo os elásticos intra-orais são usados em diversas posições, sempre unindo a arcada superior à inferior. Resultados fantásticos têm sido alcançados com esta técnica! Tanto é que hoje em dia, 90% dos pacientes precisam usar elásticos em algum momento do seu tratamento ortodôntico.
Existe, porém, um problema quanto ao uso destes elásticos. É que seu uso depende da colaboração e persistência do paciente. “Se a pessoa não usar os elásticos todos os dias com duração mínima de 12 horas o efeito pode ser nulo ou mínimo. O paciente deve usar estes dispositivos 7 dias por semana” – Explica o Cirurgião-Dentista Dr. Luiz Fernando Carvalho.
Alguns pacientes acham os elásticos um pouco antiestéticos, principalmente quando são posicionados nos dentes da frente, por isso ficam inibidos de usá-los em eventos sociais. Mas essa não é a única causa da falta de colaboração dos pacientes. Infelizmente, algumas pessoas têm dificuldade de organização pessoal e não conseguem estabelecer uma rotina que favoreça o uso dos elásticos no seu dia a dia. Outras pessoas se adaptam tão bem à técnica que em alguns meses já corrigem os dentes e não mais precisam usar essas borrachinhas.
Para fazer a diferença e terminar seu tratamento com um “sorriso modelo” capriche no uso dos elásticos, aqui vão algumas dicas:
-leve os elásticos para onde você for, pois pode ser que algum se quebre e seja preciso substituir.
-se tiver dificuldade para colocar o elástico em posição experimente uma ajuda com um palito de dentes.
-sempre mantenha a direção e a inclinação dos elásticos. Nunca mude os dentes de apoio.
-se os ganchos de apoio quebrarem ou o braquete descolar suspenda o uso do elástico. Se estiver usando elástico dos dois lados da boca, continue a usar elástico somente do lado em que não quebrou a peça.
-é permitido comer com os elásticos. Quem não tira os elásticos nem para se alimentar experimenta grande avanço no tratamento. Infelizmente muitas pessoas não conseguem.
-Aproveite horas de sono para ganhar mais tempo de uso. Dormimos cerca de 6 a 8 horas por dia!
-Dentes doloridos ao mastigar, dores musculares, dor de cabeça e até a sensação de “dente mole” são relatadas às vezes. Neste caso, seja persistente e continue usando os elásticos, pois dentro de semanas a mordida tende a se ajustar, diminuindo estes problemas!
- De nada adianta usar elásticos mais rígidos ou colocar dois elásticos um em cima do outro para “ver se o dente anda mais rápido”. O que vale aqui é a freqüência e duração e não a intensidade da força!! Lembre-se “não adianta passar o mês todo sem regar uma plantinha e, para compensar, jogar um tonel de água depois”.
-Se o seu dentista prescreveu elásticos intra-orais é porque você já superou muitas fases do seu tratamento ortodôntico. Por isso, parabéns por ter chegado até aqui! Ao superar o desafio dos elásticos você estará mais perto de um sorriso perfeito em beleza e função! Boa Sorte! Você é capaz!!
Se ainda tiver um tempinho veja um vídeo com resultados do aparelho e dos elásticos:http://www.youtube.com/watch?v=6IuHV7xh2L4&feature=fvw

fonte: http://luizfernandoodonto.wordpress.com/2010/08/01/o-uso-de-elasticos-intra-orais-na-ortodontia/