Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

DIGA AAAAAAAA!

Conheça a anatomia e a função da boca e das estruturas associadas a ela



Quando totalmente aberta, a boca tem formato oval e é dividida em duas partes pelos arcos dentais. Na região superior da cavidade oral está o palato (céu da boca); na inferior, a língua e a base (o assoalho) bucal; e, nos lados, os dentes, gengivas e paredes limitadas pelas bochechas e pelos ossos maxilares.

A língua, um músculo grosso recoberto por uma mucosa com diversas granulações e riscos finos, é o órgão responsável pelo sentido do gosto - o que é possível graças à presença das papilas gustativas localizadas em toda a superfície. Cada parte identifica um tipo de sabor: o gosto amargo é sentido na base da língua; o doce na ponta; o ácido na ponta e nas bordas; e o salgado em toda a superfície.

Todas essas estruturas juntas não formam somente a abertura superior do tubo digestivo, mas o órgão responsável pelo início da digestão.

Por meio da mastigação, os dentes cortam os alimentos em partes menores. Enquanto isso, as glândulas salivares lançam na cavidade bucal a saliva, que umedece a região e amolece a comida. Este líquido contém a enzima ptialina, que atua sobre os carboidratos complexos, transformando-os em moléculas mais simples. Em seguida, os alimentos são empurrados pela língua para o fundo da faringe.

No ser humano, a língua e os dentes participam ainda da articulação das palavras, sons e da linguagem.