Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mau hálito atinge 30% da população no Brasil

Tratamento exige mudanças na alimentação, hidratação e higienização

Mau hálito é um problema que atinge 50 milhões de pessoas no país, segundo dados da Associação Brasileira de Halitose. Pesquisa realizada pela entidade mostra que 99% dos portadores de mau hálito gostariam de ser alertados sobre o odor alterado que pode criar limitações em várias áreas da vida.

As causas do mau hálito vão da simples falta de beber água ao uso de medicamentos. Mas a carência de vitamina D é uma das principais vilãs da boca saudável. Entre suas várias funções, a vitamina D mantém as células da boca e da língua agregadas e, portanto, evita a descamação. “Com a carência, há ressecamento das mucosas, o que leva à descamação das células, que são o principal alimento das bactérias, e causam a alteração no hálito”, explica.

Regina Pontes, especialista em halitose pelo MEC.Para evitar o ressecamento, é fundamental aliar níveis saudáveis de vitamina D no organismo à hidratação. Segundo Pontes, o indicado é beber de seis a oito copos de água por dia.

Outro ponto é a alimentação. O mau hálito tem como forte causa a pouca quantidade e má qualidade da saliva. Junto com células descamadas, restos de alimentos e bactérias, ela forma a saburra, que deixa alíngua branca. Como a produção de saliva está ligada à mastigação, é importante se alimentar a cada três horas para manter fluxo e viscosidade salivares adequados e evitar a saburra.

“Como há várias causas, deve-se buscar ajuda de um profissional, que vai oferecer o tratamento adequado”, diz Pontes.
Escovação
Coloque a língua para fora e para baixo e segure com uma gaze. Com uma escova de bebê, faça movimentos circulares ou de vai e vem para soltara sujeira da língua;

Use o raspador e puxe a sujeira na direção da gase;

Não use a força porque pode machucar as papilas;

A escovação da língua deve ser feita sempre antes de comer e apenas pela manhã. Quem tiver saburra (língua branca), deve fazer pela manhã e à noite.

Fonte: http://www.band.com.br/viva-bem/saude