Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Novo método trata cáries sem dor e sem anestesia

Tratamento deve estar disponível em até três anos

Ir ao dentista está na lista dos maiores medos de boa parte da população, não só do Brasil, mas do mundo todo. E se você está na turma que sente calafrios na espinha só de pensar no barulho do “motorzinho”, pode respirar aliviado. Cientistas da Universidade de Leeds, na Inglaterra, criou uma nova forma de tratar cáries que dispensa os aparelhos de tortura; é indolor.
O método criado pelos pesquisadores da Faculdade de Química usa um fluido em baseado em um peptídeo conhecido como P 11-4. Uma vez aplicado no dente cariado, o fluido penetra os poros criados pelo ácido das bactérias.
Depois de preencher esses poros, o fluido forma um gel que atrai cálcio e ajuda a regenerar os minerais do dente, corroídos pelo ácido, de dentro para fora, de forma natural e dispensando tanto as famigeradas brocas quanto a novocaína.
Os pesquisadores já conduziram testes em um pequeno grupo de adultos cujos dentes mostravam os primeiros sinais de cárie. O resultado foi a reversão completa do dano causado pelas bactérias, e recuperação total dos dentes.
Eles esperam agora fazer mais testes, em um grupo maior de pacientes. Se os resultados obtidos forem tão positivos quanto os dos testes iniciais, a expectativa é de que o tratamento esteja disponível para o seu dentista em dois ou três anos.

Fonte: msn.com