Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

IMPORTANTE - CÂNCER DE BOCA

É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios, dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade.

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares com o dentista ou o médico. Seu dentista foi preparado para detectar os primeiros sinais do câncer bucal. Contudo, além das consultas regulares, é preciso que você fale com seu dentista se perceber alguns dos seguintes sinais:


• Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar;
• Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
• Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
• Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;
• Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;
• Dificuldade para mastigar ou para engolir;
• Inchaço que impede a adaptação correta da prótese dentária;
• Mudança na voz.


Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.

Depois do diagnóstico, uma equipe de especialistas (que inclui um cirurgião dentista) desenvolve um plano de tratamento especial para cada paciente. Quase sempre a cirurgia é indispensável, seguida de um tratamento de radio ou quimioterapia, ou seja, a cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento. É essencial entrar em contato com um profissional que esteja familiarizado com as mudanças produzidas na boca por essas terapias.


www.colgate.com.br
www.inca.gov.br