Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CURIOSIDADE - XEROSTOMIA

A xerostomia também conhecida como boca seca ou secura da boca é um sintoma relacionado à falta de saliva por disfunção das glândulas salivares.

A saliva pode ser uma vilã na boca da terceira idade. Isso porque, dependendo do PH, espessura ou a falta de saliva (Xerostomia) podem causar proliferação de bactérias e inflamações. Estes problemas quando não tratados podem evoluir para um quadro de periodontite e ocasionar até mesmo a perda dos dentes.

Existem várias causas possíveis para a xerostomia, tais como ingestão inadequada de líquidos, respiração bucal crônica, fumo excessivo, doenças sistêmicas e metabólicas, uso de antidepressivos (entre outros tipos medicamentos), lesão dos nervos que inervam as glândulas salivares e, finalmente, pobre higiene bucal. O sintoma também pode ser observado em alguns pacientes que são submetidos à radioterapia em região acima do tórax.

Na xerostomia, o paciente pode se queixar de sensação de secura na boca algumas vezes no decorrer do dia, sendo que a mucosa apresenta-se normal. Em outros casos, há ausência completa de saliva. Se a deficiência de saliva for acentuada, pode haver alterações graves na mucosa e o paciente passa a sentir grande desconforto. A mucosa que reveste a cavidade bucal, apresenta-se seca e atrofiada, pode estar inflamada, pálida e translúcida; Como citado anteriormente ela pode ocasionar proliferação de bactérias e inflamações, que quando não tratados podem evoluir para um quadro de periodontite e ocasionar até mesmo a perda dos dentes.

A melhor forma de combater a xerostomia é ingerindo bastante água e o mais importante: cuidar da higiene bucal, além de realizar visitas regulares ao dentista. Outra forma muito comum e eficiente de combater a xerostomia é usar a saliva artificial, que é um lubrificante oral sem sabor. Porém, somente um dentista pode indicar o melhor tratamento após uma detalhada avaliação de cada caso.



www.clicrbs.com.br
www.saudevidaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário