Pesquisar este blog

sábado, 16 de abril de 2011

ANESTÉSICOS DE AÇÃO LOCAL

Os anestésicos locais (AL) são fármacos que bloqueiam reversivelmente a condução do impulso nervoso, entre eles, aqueles envolvidos com estímulos nociceptivos. Estes fármacos têm ampla aplicação na clínica médica e odontológica, promovendo anestesia local com intensidade que, muitas vezes, permite a dispensa do uso de anestésicos gerais. Seu mecanismo de ação está ligado ao bloqueio dos canais de sódio, impedindo a despolarização neuronal, impedindo com que o sódio entre na célula mantendo a célula em estado de repouso. A anestesia local atua paralisando as terminações nervosas sensitivas periféricas, ou então, interrompendo a transmissão da sensibilidade à dor entre terminações (nociceptores) e o encefálo.

Dentre os vários efeitos adversos destes fármacos, destacam-se sua ação inibitória sobre o funcionamento do sistema nervoso central (SNC) e sistema cardiovascular, entre outros. Assim, torna-se necessário limitar a ação destes fármacos aos seus respectivos sítios, por meio do uso concomitante de vasoconstritores, os principais vasoconstritores são:

Fenilefrina, Epinefrina (adrenalina), Norepinefrina e a Felipressina.


A fenilefrina possui uma ação vasocontritora maior que a da epinefrina, a qual por sua vez, possui um menor tempo de ação do que a fenilefrina; Também temos a norepinefrina que é menos potente que a epinefrina, e é sintetizada nas fibras nervosas, enquanto a epinefrina é produzida na glândula supra renal. A felipressina possui uma ação vasoconstritora menor do que a da epinefrina, mas a duração do efeito é similar.

Os princípios ativos mais utilizados nos anestésicos locais empregados na odontologia são:

Prilocaína: Ela oferece rápido inicio de ação de 2 a 4 min, tem uma potência e toxicidade duas vezes maior que a lidocaína age por 60 min, possui grande poder de difusão e grande afinidade pela polpa dentária, e encontra-se somente na concentração de 3%.

Bupivacaína: Indicado nas intervenções cirúrgicas odontológica onde se espera intenso traumatismo, tais como: remoção do 3º molar, cirurgia periodontal, extrações múltiplas, próteses imediatas e procedimentos endodônticos, prolongada ação anestésica de 5-9 horas, é o único anestésico de longa duração que esta disponível comercialmente no Brasil, possui uma potencia 4 vezes maior que a lidocaína, e não deve ser usado em crianças.

Lidocaína: É o anestésico padrão em odontologia, presente nas concentrações de 1 e 2%.

Mepivacaína: Possui uma duração de ação intermediária, sua potência e toxicidade é duas vezes maior que a da lidocaína e leva de 1 a 2 minutos para iniciar a sua ação, tem nas concentrações de 2 e 3%.

Articaína: Uma rápida capacidade de ação e boa duração da ação anestésica. Não deve ser usado por pacientes alérgicos a sulfas e amidas. Sérias complicações estão associadas com a Articaína: Parestesia longa ou permanente tem sido reportada como efeito adverso do anestésico e ocorre mais frequentemente quando há associação com a lidocaína.

Benzocaína: A benzocaína é uma substância anestésica local, usada como calmante para dores, sua rápida absorção ocorre através das mucosas. O começo da ação evidencia-se instantâneamente e prolonga-se por 15 a 20 minutos.

Antes de se usar qualquer anestésico deve-se fazer uma avaliação do paciente.

Contra indicações: Alergia confirmada ao anestésico local; Hipersensibilidade a epinefrina; Reações alérgicas aos componentes dos tubetes dos anestésicos.

Complicações: Trismo; Hematoma; Lesões de tecidos moles; Parestesia; Fratura da agulha; Alergia.

3 comentários:

  1. Qual a referência deste texto?

    ResponderExcluir
  2. Sou alérgica a adrenalina dos as netesico odontologico só posso tomar a sem vaso foi extrair um dente com anestesico sem vaso sentir dor ainda queria saber qual anestesico mais seguro que posso usar neste caso.

    ResponderExcluir
  3. Olá,Liliane.Tenho a mesma alergia, e muito difícil encontrar um profissional que atende nosso caso. Moro em Curitiba.

    ResponderExcluir