Pesquisar este blog

sábado, 23 de abril de 2011

CURIOSIDADE - LÍNGUA GEOGRÁFICA






Língua geográfica, também conhecida como glossite migratória benigna, esta afecção atinge principalmente a face dorsal (superior) da língua e caracteriza-se por manchas avermelhadas, irregulares, que se assemelham a um mapa geográfico, com bordas esbranquiçadas ou branco-amareladas e ligeiramente elevadas, em geral indolores, que mudam de lugar (migratórias), às vezes desaparecem e quando reaparecem têm nova forma e estão em locais diferentes.


Na verdade há uma perda passageira das papilas de certas áreas da língua, que se tornam levemente ulceradas e vermelhas. Essas regiões também ficam rodeadas por áreas brancas que surgem quando as papilas regeneram-se.


É ligeiramente mais freqüente nas mulheres e bem comum em crianças, especialmente naquelas com distúrbios emocionais e muitas vezes desaparecem em torno de sete ou oito anos de idade. Geralmente não causa dor, porém pode causar sensação de queimação ou ardor, especialmente após o contato com certos alimentos, especialmente picantes e cítricos. Língua geográfica pode também causar dormência, e ainda a coexistência de fissuras na língua.

O diagnóstico é feito exclusivamente pelo aspecto das lesões e pela história da “doença” relatada pelo “paciente”. No entanto o médico deve estar atento ao fato de às vezes aparecerem concomitantemente doenças como micoses ou processos inflamatórios inespecíficos e estes precisam ser tratados

A primeira coisa que o portador da língua geográfica deve saber é que esta é uma condição benigna, sem gravidade e sem perspectivas de provocar coisa mais séria.

O tratamento é puramente sintomático, ou seja, é somente para diminuir os sintomas.


www.clinicalucano.com








































7 comentários:

  1. estou com lingua geografica..o medico dentista me receitou bicabornato de sódio com uma pitada de sal para gagarejo e logo depois aplicar oncilon pomada , tres vezes ao dia.. ja senti uma leve melhora .

    ResponderExcluir
  2. oi,eu tambem estou com este problema,a quanto tempo sua língua fica assim? vc
    sente se tem algum mal cheiro,e dói?LSG

    ResponderExcluir
  3. se pega atraves bo beijo?

    ResponderExcluir
  4. estou com isso tambem é bem pequeno e no meio da lingua, tenho 13 e anos e estou assustada não falei nada aos meus pais estou com medo q torne um problema maior porfavor conheçem algum remedio?

    ResponderExcluir
  5. Minha filha tem 5anos e tem língua geográfica ela pode aplica flúor? Fez sem eu saber na escola e chorou mto, aí tomou água e perdeu a aplicação o q devo fazer?

    ResponderExcluir